Tema da aula: O uso de dinâmicas

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UM CONCEITO DE DINÂMICA:

Dinâmica serve para criar um caminho para resolução de alguma dificuldade ou problema apresentado pelos alunos no processo de ensino aprendizagem.

Observação:

A dinâmica deve ser aplicada sempre respeitando as particularidades que cada classe apresenta.

Aplicar dinâmica todas as aulas não é a melhor oposição.

Na tentativa de uma experiências prática você pode idealizar uma turma, e criar ou copiar uma dinâmica que possa vir a contribuir com a solução de algum deficit desta classe.

Vamos supor que exista uma turma indisciplina, outra desmotivada e outra com conflito. Cada um destes casos seguirá uma dinâmica específica conforme suas características particularidades.

Exemplos de dinâmica simples e rápidas não faltam. Você pode criar uma a qualquer momento desde que tenha noção da finalidade desta criação.

vamos praticar

Em nossa aula:

A turma foi convidada a desenvolver dinâmicas.

Criou-se quatro grupos, cada qual deveria desenvolver e aplicar uma dinâmica que atendesse a um tipo especifico de classe.

1° Grupo

pensou na realidade de uma turma agitada entre a 5° e 7º série, e desenvolveu uma atividade de expressão corporal,  envolvendo movimentação e comando.

Uma técnica do teatro adaptada para sala de aula, que mostrou-se muito interessante, principalmente por catalisar a agitação dos alunos em uma atividade que pode colaborar em seu processo de auto-conhecimento corporal, memoralização de palavras, e reconhecimento do espaço físico.

Consistência: basicamente os alunos ficavam em pé, em uma sala sem carteiras, e começaram a caminhar aleatoriamente até o momento em que o professor desse um sinal e todos paravam; em seguida todos voltavam ao movimento e diante de um novo sinal ocorria uma nova paralisação, todavia, agora seguida de um gesto, e novamente retornavam ao movimento, e após um sinal, todos paravam e faziam o mesmo gesto anterior mas agora expressando ao mesmo tempo uma palavra; e assim por diante.

Importante ressalta que após a paralisação à volta ao movimento deveria ocorrer de forma lenta e delicada, para que os alunos conseguissem perceber as ações de seus músculos.

2° Grupo

realizou um jogo que valorizava um tema atual (no caso as olimpíadas). Esta atividade contribui-a com a auto-estima da turma, pois valorizava os conhecimentos do quotidiano, e a interação dos estudantes.

Consistência: Os estudantes eram divididos em duas equipes. No quadro negro foi desenhado um jogo da velha. Cada equipe escolhia um espaço no jogo, e em seguida recebia uma pergunta que estava naquele espaço. A equipe que conseguisse acerta as resposta e fizesse a sequência de três símbolos iguais venceria a partida.

3° Grupo

realizou uma atividade de história continuada. Uma importante atividade para ajudar na interação entre os estudante, despertando sua atenção para a fala de seus colegas, e contribuído para o interesse no tema a ser estudado. Uma excelente atividade para se observar os conhecimentos e os interesses prévios que os alunos possuem de determinado tema.

Consistência: A turma foi organiza em forma de circulo. A professora dava um tema e os aluno deveria desenvolver uma história a partir deste tema. Cada aluno falava uma frase que deveria ser continuada por outro aluno que era escolhido de forma rápida e aleatória.

4° Grupo

criou uma dinâmica de conteúdo, todavia por falta de tempo acabou não apresentado.

Interpretação pessoal:

As dinâmicas consistem em atividade utilizadas por diversos professores das mais diversas formas. Ainda hoje, sou capaz de lembrar de algumas dinâmicas que professores aplicavam em minhas turmas do ensino fundamental e médio.

Algumas destas atividades me apareciam um pouco “cafonas” e sem importância, todavia, apenas o fato de ainda lembrar os assunto tratado nestas atividades já demonstrar sua importância em meu processo de conhecimentos.

Entre as dinâmicas que mais me chamaram a atenção ainda recordo de uma aplicada pela professora da Inglês do 2º ano do ensino fundamental, que consistia em um jogos de palavras em Inglês. Esta entre tantas outras marcariam minha vida na escola, e hoje volto a pensar de que forma estas atividade fizeram a diferença no processo de aprendizagem.

Conclusões:

Minhas conclusões são as melhores possíveis. Vejo que tais atividades despertavam meu interesses em assuntos que jamais havia parado para prestar atenção.

Esse processo de repensar a dinâmica em minha vida escolar surge da compreensão do método de ensino que os meus professores utilizavam.

Avaliação:

As equipes demostraram criatividade e agilidade na criação e desenvolvimento das dinâmicas.

Os resultados alcançados pelas equipes foram impressionantes. Os alunos interagiram de forma excelente e participaram ativamente das atividades, tanto no desenvolvimento quanto na aplicação.

A atividade contribui em meu processo de reflexão sobre minhas experiências, como aluno, em dinâmicas ao longo de minha formação, e principalmente para perceber o quanto são interessante as atividades com dinâmicas em um processo de ensino.

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