UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CURSO DE HISTÓRIA

DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E DE O.S.P.B.

PROFESSORA: SOLANGE VITÓRIA ALVES

ALUNA: BIANGE NOCETTI SOUZA

PLANO DE AVALIAÇÃO

Tema: O estudo da História Contemporânea da América do Sul (assunto de meio bimestre – 1 mês)

Avaliação: vale 5 pontos

Turma: 8ª série (média de 30 alunos)

Passo a passo:

– 4 aulas supostamente dadas sobre a História de alguns países da América do Sul e sobre as fronteiras que a maioria destes faz com o Brasil;

– Nas aulas 5 e 6 irei dividir a turma em 10 grupos de 3 pessoas, correspondentes aos países: Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Suriname e Guiana (1 grupo só), Peru e Colômbia;

– Irei entregar material de umas 2 folhas (elaborado por mim) sobre a história do país em questão, constando o país no mapa da América do Sul. E então os grupos reunidos irão discutir sobre o país e elencar 3 características que se comparam ao Brasil (semelhanças);

– Eu vou conversar com a turma que essa é uma atividade avaliativa, que tem início no debate entre os grupos sobre o material, e tem continuidade em uma atividade na próxima aula;

– Nas aulas 7 e 8, irei distribuir os países recortados do mapa para cada grupo, que irá posicionar seu país na fronteira com o Brasil – menos Chile e Equador – (que estará colado com durex no quadro-negro) e apresentar para a turma as semelhanças do país com o Brasil. E então iremos discutir no final de cada apresentação sobre as semelhanças encontradas.

Critérios de avaliação:

– Comprometimento

– Senso crítico

– Argumentação

Importância da avaliação:

– Ao aprender a história da América do Sul, é importante que se tenha em mente a localização de cada país no mapa, e a situação da fronteira do país com o Brasil, para uma maior apreensão e facilidade no entendimento. O ensino da história da América do Sul não é devidamente valorizado, e normalmente as pessoas não sabem onde ficam os países, que mantêm tantas relações com o nosso país.

Obs: Professora, eu tinha pensado em levar um mapa bem grande da América do Sul mas tive dificuldade em encontrar, e como eu não tenho a menor habilidade artística, nem me atrevi a desenhar ou fazer colagem, então eu imprimi um pequeno e recortei, só pra mostrar pra turma ter uma noção, ok?

Uma resposta »

  1. ronihst disse:

    Este projeto contempla uma lacuna no conhecimento de nossos alunos que é a história dos países da América Latina. A possibilidade de ajudar os alunos a terem noções das localizações geográficas é um bom início para ser pensados disputas territoriais de existiram e ainda existem. No caso Brasileiro principalmente em relação ao Estado do Acre.
    A atividade está coerente com o público alvo que seriá a 8ª série.

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