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UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO

METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTORIA E O.S.P.B.

ROTEIRO PARA TRABALHO SOBRE AVALIAÇÃO

Aluna: Lilian Back – lilianback@gmail.com

Professora: Solange Vitória Alves.

Data: 05/11/2008.

Plano de Aula: IMPRENSA E CENSURA NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA – 1964-1985

INTRODUÇÃO

Título da Unidade: Imprensa e censura na Ditadura Militar brasileira – 1964-1985.

Série que vai ser aplicado: 3ª série do ensino médio (30 alunos).

Título do conteúdo que vai ser trabalhado: Ditadura Militar.

Descrever pré-requisito que o aluno deverá ter: esta aula é constituída por uma atividade de fixação, revisão e reflexão sobre o conteúdo de ditadura militar brasileira. Desta forma, os pré-requisitos são conhecimentos sobre o período.

Explicar a importância desse conteúdo para a vida prática do aluno: a reflexão sobre passado ditatorial recente brasileiro e sobre a atualidade se constitui como algo importante para a formação da memória política do país, para o fortalecimento da democracia, bem como para uma formação escolar pautada em valores da cidadania, democracia e defesa dos direitos humanos.

Cronograma Geral: duas aulas-faixa de 40 minutos cada.

Contextualização: Estas são as últimas aulas do conteúdo de história contemporânea brasileira. Este conteúdo foi lecionado em 04 aulas, sendo que cada uma conteve atividade avaliativa. A avaliação desta aula será correspondente a 40% do total da nota do conteúdo.

OBJETIVOS

Geral:

  • Revisar e fixar de forma crítica e participativa o conteúdo de ditadura militar;

Específicos:

Espera-se que ao final do conteúdo o aluno seja capaz de:

  • Compreender de forma mais empática o cotidiano ditatorial, especialmente no que diz respeito à liberdade de expressão, censura, auto-censura e política;

  • Estabelecer comparações com a atualidade brasileira;

PROCEDIMENTOS DE ENSINO

Descrever detalhadamente como as atividades serão desenvolvidas de acordo com os objetivos.

Recursos: reportagens não identificadas de jornais e revistas da época, cartolina, papel, tesoura, cola, caneta.

Organização da sala: primeira parte: sala organizada com dois quadrados de carteiras nos cantos da sala, dois trios de carteiras próximos a eles e outros dois trios um pouco mais afastados; segunda parte: carteiras organizadas em círculo.

Encaminhamento de atividade avaliativa: Divisão da turma em dois grupos de 9 pessoas, que serão chamados de jornalistas, dois grupos de três editores e outros dois de três censores. Os primeiros grupos selecionarão reportagens para serem colocadas no jornal (coladas na cartolina) (10 min), os segundos avaliarão a escolha e colarão as reportagens no jornal (15 min), já os terceiros olharão o jornal e censurarão o que acharem inconveniente, segundo os padrões de censura da época (10 min). Caso alguma reportagem tenha sido censurada, o grupo de jornalistas e de editores terão mais um tempo (10 min) para substituí-las por novas reportagens.

Em um segundo momento da aula, a sala será organizada em círculo. Será realizado um debate sobre a atividade em que será discutido o porquê de algumas notícias terem sido publicadas ou censuradas. A professora mediará o debate e revelará de onde as reportagens foram retiradas (jornal, posicionamento político dele, data e cidade de publicação, etc.).

Bibliografia:

CATELA, Luzmila da Silva; JELIN, Elizabeth (comp). Los archivos de la represión: documentos, memoria y verdad. Madrid: Siglo Veintiuno, 2002.

FAUSTO, Boris; DEVOTO, Fernando J. Brasil e Argentina: um ensaio de história comparada (1850-2002). São Paulo: Ed. 34, 2004.

REIS FILHO, Daniel Aarão e SÁ, Jair Ferreira. Imagens da revolução. Documentos políticos das organizações de esquerda dos anos 1961-1971. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1985.

REIS FILHO, Daniel Aarão. A revolução faltou ao encontro. Os comunistas no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1990.

RIDENTI, Marcelo. O fantasma da revolução brasileira. São Paulo: Ed. da Unesp: Fapesp,  1993.

SALES, Jean Rodrigues. A luta armada contra a ditadura militar: a esquerda brasileira e a influência da Revolução Cubana. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.

WOLFF, Cristina Scheibe. Feminismo e configurações de gênero na guerrilha: perspectivas comparativas no Cone Sul – 1968-1985. Revista Brasileira de História. Vol. 27, n. 54, jul-dez, 2007. pp. 19-38.

AVALIAÇÃO:

Os critérios de avaliação serão: coerência na escolha ou seleção das reportagens bem como da argumentação no que diz respeito a ela; participação; interesse.

Uma resposta »

  1. ronihst disse:

    Publicadas ou censuradas:
    Uma proposta fantastica que coloca o aluno no papel central dos atores da história. Ideal para o terceiro ano do ensino médio. Acredito que a proposta seja prática e concerteza algum dia pretendo utiliza-la. O forma como foi planejada esta excelente, talvez repensaria o peso da notas, mas da forma como foi pensada já está coerete.

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