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UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTORIA E O.S.P.B.
ROTEIRO PARA TRABALHO SOBRE AVALIAÇÃO
Aluna: Lilian Back – lilianback@gmail.com
Professora: Solange Vitória Alves.
Data: 05/11/2008.
Plano de Aula: IMPRENSA E CENSURA NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA – 1964-1985
INTRODUÇÃO |
Título da Unidade: Imprensa e censura na Ditadura Militar brasileira – 1964-1985. Série que vai ser aplicado: 3ª série do ensino médio (30 alunos). Título do conteúdo que vai ser trabalhado: Ditadura Militar. Descrever pré-requisito que o aluno deverá ter: esta aula é constituída por uma atividade de fixação, revisão e reflexão sobre o conteúdo de ditadura militar brasileira. Desta forma, os pré-requisitos são conhecimentos sobre o período. Explicar a importância desse conteúdo para a vida prática do aluno: a reflexão sobre passado ditatorial recente brasileiro e sobre a atualidade se constitui como algo importante para a formação da memória política do país, para o fortalecimento da democracia, bem como para uma formação escolar pautada em valores da cidadania, democracia e defesa dos direitos humanos. Cronograma Geral: duas aulas-faixa de 40 minutos cada. Contextualização: Estas são as últimas aulas do conteúdo de história contemporânea brasileira. Este conteúdo foi lecionado em 04 aulas, sendo que cada uma conteve atividade avaliativa. A avaliação desta aula será correspondente a 40% do total da nota do conteúdo. |
OBJETIVOS |
Geral:
Específicos: Espera-se que ao final do conteúdo o aluno seja capaz de:
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PROCEDIMENTOS DE ENSINO |
Descrever detalhadamente como as atividades serão desenvolvidas de acordo com os objetivos.
Recursos: reportagens não identificadas de jornais e revistas da época, cartolina, papel, tesoura, cola, caneta. Organização da sala: primeira parte: sala organizada com dois quadrados de carteiras nos cantos da sala, dois trios de carteiras próximos a eles e outros dois trios um pouco mais afastados; segunda parte: carteiras organizadas em círculo. Encaminhamento de atividade avaliativa: Divisão da turma em dois grupos de 9 pessoas, que serão chamados de jornalistas, dois grupos de três editores e outros dois de três censores. Os primeiros grupos selecionarão reportagens para serem colocadas no jornal (coladas na cartolina) (10 min), os segundos avaliarão a escolha e colarão as reportagens no jornal (15 min), já os terceiros olharão o jornal e censurarão o que acharem inconveniente, segundo os padrões de censura da época (10 min). Caso alguma reportagem tenha sido censurada, o grupo de jornalistas e de editores terão mais um tempo (10 min) para substituí-las por novas reportagens. Em um segundo momento da aula, a sala será organizada em círculo. Será realizado um debate sobre a atividade em que será discutido o porquê de algumas notícias terem sido publicadas ou censuradas. A professora mediará o debate e revelará de onde as reportagens foram retiradas (jornal, posicionamento político dele, data e cidade de publicação, etc.).
Bibliografia: CATELA, Luzmila da Silva; JELIN, Elizabeth (comp). Los archivos de la represión: documentos, memoria y verdad. Madrid: Siglo Veintiuno, 2002. FAUSTO, Boris; DEVOTO, Fernando J. Brasil e Argentina: um ensaio de história comparada (1850-2002). São Paulo: Ed. 34, 2004. REIS FILHO, Daniel Aarão e SÁ, Jair Ferreira. Imagens da revolução. Documentos políticos das organizações de esquerda dos anos 1961-1971. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1985. REIS FILHO, Daniel Aarão. A revolução faltou ao encontro. Os comunistas no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1990. RIDENTI, Marcelo. O fantasma da revolução brasileira. São Paulo: Ed. da Unesp: Fapesp, 1993. SALES, Jean Rodrigues. A luta armada contra a ditadura militar: a esquerda brasileira e a influência da Revolução Cubana. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007. WOLFF, Cristina Scheibe. Feminismo e configurações de gênero na guerrilha: perspectivas comparativas no Cone Sul – 1968-1985. Revista Brasileira de História. Vol. 27, n. 54, jul-dez, 2007. pp. 19-38.
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AVALIAÇÃO: |
Os critérios de avaliação serão: coerência na escolha ou seleção das reportagens bem como da argumentação no que diz respeito a ela; participação; interesse.
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Publicadas ou censuradas:
Uma proposta fantastica que coloca o aluno no papel central dos atores da história. Ideal para o terceiro ano do ensino médio. Acredito que a proposta seja prática e concerteza algum dia pretendo utiliza-la. O forma como foi planejada esta excelente, talvez repensaria o peso da notas, mas da forma como foi pensada já está coerete.